Você está aqui: FoRC » Notícias » FoRC atualiza Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

FoRC atualiza Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Por Eduardo - Difusão

Última atualização em 28/09/2015

Pesquisadores devem lançar nova versão da tabela em 2016.

  Prof. ELisabete Wenzel de Menezes

Um longo trabalho realizado por uma equipe do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), e liderado pela professora Elizabete Wenzel de Menezes, está resultando na atualização da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). O objetivo prioritário é a divulgação de dados nacionais de qualidade em composição de alimentos. No Brasil, por conta da não existência de uma ferramenta que disponibilize dados de todos os nutrientes contidos em cada alimento, usa-se muitas vezes dados de tabelas estrangeiras para avaliar o consumo alimentar da nossa população. São tabelas que não apresentam dados representativos da diversidade dos alimentos brasileiros.

Em 1998, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e a rede BRASILFOODS-FAO lançaram a primeira versão da TBCA, com a preocupação de centralizar dados confiáveis de composição de alimentos brasileiros que estavam dispersos nas publicações científicas. São informações fundamentais para estudos na área de saúde pública, pesquisas epidemiológicas, formulações de dietas com finalidades terapêuticas, treinamento para educação nutricional e decisões estratégicas para políticas governamentais sobre alimentos.

“Colocamos o site no ar em 1998 e desde então estamos atualizando a tabela. A nossa foi a primeira tabela online da América Latina, e recebemos muito feedback das pessoas naquela época. Hoje o trabalho está migrando para o FoRC visando ampliar os dados provenientes de novos grupos de pesquisa bem como diversificar a difusão dessas informações”, explica a professora Elizabete.

“A nossa tabela contém dados de compilação da literatura, que foram produzidos e analisados por outras pessoas ou instituições, além de dados analisados aqui na Faculdade de Ciências Farmacêuticas. São dados necessariamente brasileiros, que representam os alimentos consumidos pela população”, salienta Elizabete.

A TBCA conta atualmente com a composição centesimal de 1.500 alimentos. Trata-se de informações sobre a quantidade de umidade, fibra, proteína, carboidrato, lipídio e cinzas. Em 2016, deverá ser lançada, no site do FoRC, uma primeira versão da tabela completa, incluindo dados sobre vitaminas e minerais. Mais informações em: http://www.intranet.fcf.usp.br/tabela/

Compartilhar